sexta-feira, 26 de março de 2010

BEM APROVEITAR AS INFRAESTRUTURAS

Existem, em Campo Maior, algumas infraestruturas com alguma qualidade que a falta de utilização conduzirá inevitalvelmente ao seu abandono.
Quanto mais intensiva for a utilização dessas infraestruturas mais e melhor serão conservadas.
Estamos a querer referir os campos de ténis, as chamadas piscinas de Verão, o campo de jogos da freguesia de N.ª Sr.ª da Expectação e o pró prio Estádio capitão César Correia.
Campo Maior dispõe destas infraestruturas de alguma qualidade que, eventualmente, poderiam e deveriam ser utilizads de uma forma mais intensiva.
O próprio edifício das piscinas de Verão onde já funcionou um restaurante deverá ser promovida a sua utilização.
Nada degrada mais edifícios, equipamentos e infraestruturas do que a sua falta de utilização.
Particularmente edifícioas, equipamentos e infraestruturas que são construídas por organismoa públicos sejam eles pertencentes à Adsministração central quer à Administração Local, vulgo, Autarquias, até porque foram feitas com o dinheiro dos contribuintes e são de utilidade pública devem ser promovida a sua máxima utilização.
Só assim se rentabilizarão, ao máximo, os investimentos concretizados.
Espera-se que tais edifícios, equipamentos e infraestruturas de natureza pública mereçam a devida atenção e seja promovida a sua utilização para satisfação dos Cidadãos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

É PRECISO QUE ALGUMA COISA MUDE PARA QUE TUDO NÃO CONTINUE NA MESMA

Voltamos hoje a abordar o acesso principal à Vila.
A maioria dos Campomaiorenses e dos Cidadãos que nos visitam ou que se deslocam a Campo Maior por qualquer outra razão acedem à Vila pela Avenida Humberto Delgado. A via que liga a Fonte Nova à Avenida.
Se mal ficámos com as obras promovidas pela anterior Câmara Municipal mal continuamos.
Haverá alguma razão para que continuem todos aqueles obstáculos que a anterior Câmara Municipal mandou "plantar" desde a Avenida até à Fonte Nova?
Pelo menos que se saibamos nada o justificará. Ou se ou há, então a actual Câmara Municipal deve uma explicação aos Munícipes.
É que para além da "plantação" de passeios que mais não são do que potenciais provocadores de acidentes, estão as placas para jardinagem que não passam de locais abandonados, há ainda o péssimo estado na passagem do piso alcatroado para as pedras.
As grandes coisas fazem-se com muitas pequenas realizações.
Aqui fica esta sugetsão, para que logo que possível a Câmara Municipal mende melhorar o principal acesso à Leal e Valorosa Vila de Campo Maior.
Até porqu estes melhoramentos, praticamente, não implicam custos.

terça-feira, 23 de março de 2010

NOVAS PISCINAS MUNICIPAIS

Consta que haverá problemas que impedem a entrada em funcionamento das novas piscinas municipais de água quente localizadas na Fonte Nova.
A anterior Câmra Municipal inaugurou esse equipamento sem que, ao que se sabe, estivessem garantidas as condições mínimas de entrada em funcionamento.
Seria bom que a actual Câmara Municipal explicasse com algum detalhe ou descrevesse os factos desde o início - aquisição do terreno - até à actualidade.
Tratando-se de um equipamento que é dos Campomaiorenses e para os Campomaiorenses talvez fosse bom informar os "proprietários" e potenciais utilizadores.
Foi uma obra demasiado cara para que continue sem utilização sem que os Campomaiorenses sejam informados com rigor e detalhe.
O rigor, clareza e transparência só credibilizam as entidades.
Sugere-se à actual Câmara Municipal que informe com rigor e detalhe todos os factos já ocorridos e o que será ainda necessário para que as piscinas começem a funcionar.

sábado, 20 de março de 2010

DEVER DE CIDADANIA

É frequente a todos quantos circulam na chamada Estrada da Figueira (percurso preferido para quem que se deslocar a Badajoz) encararem condutores a circular, deliberadamente, fora de mão, ou seja, na faixa de rodagem oposta ao sentido que estão obrigados a respeitar.
Esta violação deliberada e voluntariamente assumida aumenta , e muito o risco de acidente, pondo em risco vidas e bens de quem circula nessa Estrada da Figueira.
Sabe-se que os condutores que invaem a faixa de rodagem posta à do sentido da sua deslocação o fazem, quase todos, para se desviarem da sinalização horizontal - colocada em ambas as faixas de rodagem sobre o tapete de alcatrão.
Esta sinalização tem como objectivo obrigar à diminuição da velocidade de circulação que está fixada nos 60 Km/h como máximo permitido por lei.
Há, pois, uma falta continuada ao dever cívico de respeito pelas regras de trânsito fixadas para aquela Estrada.
Para que seja possível evitar acidentes alguma coisa tem que ser feita, sobretudo para defesa daqueles condutores e ocupantes de viaturas que cumprem as regras de trânsito.
Ou a GNR - Guarda Nacional Repúblicana aumenta as acções de fiscalização penalizando os condutores que infringem deliberadamente as regras de trânsito.
Ou a Câmara Municipal manda colocar em ambas as faixas de rodagem, exactamente, nos mesmos locais idêntica sinalização à já existente de forma a evitar o incumprimento deliberado por alguns condutores da regras de trânsito fixadas para a Estrada da Figueira.

sábado, 6 de março de 2010

RÁDIO CAMPO MAIOR EM SILÊNCIO

Quem ontem à noite ao serão quisesse ouvir a Rádio Campo Maior deparava-se com o silêncio da mesma.
O mesmo se passa esta tarde de sábado, dia 6 de Março de 2010.
Porque será que a Rádio Campo Maior está cada vez mais, frequentemente, em silêncio e por maiores períodos de tempo?
Será para criar o ambiente natural para ser aceite o seu encerramento?
A Rádio Campo Maior foi uma conquista.
Esteve em vias de ser atribuída a quem não tinha nem tem nada a ver com esta nossa Querida Terra.
Deve ter dado muito trabalho a quem se empenhou na sua criação.
Honra seja feita à Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior que em boa hora tomou a decisão de garantir uma Rádio para a nossa Terra.
A Rádio foi criada, certamente, com muito empenho e dedicação. A Rádio Campo Maior foi um "instrumento" de aproximação entre os Campomaiorenses. Tem que estar ao serviço da Comunidade. Pode e deve ser um factor de união já que pode desempenhar relevante serviço para Todos.
A Rádio Campo Maior está integrada numa Instituição de Utilidade Pública que é a santa Casa da Misericórdia de Campo Maior razão pela qual devem ser feitos todos os esforços para a manter viva.
O que pensarão aqueles que se empenharam na criação de serviço de utilidade pública ao serviço dos Campomaiorenses?
Poderão, os Campomaiorenses, assistir impávidos e serenos ao encerramento desadequado da sua Rádio?

ESTRADA DA AVELADA

A conservação das estradas e a melhor forma de as manter utilizáveis e é também a forma mais barata.
As estradas munucipais não fogem à regra.
Vem isto a propósito de hoje ter-se verificado a impossíbilidade de circulação automóvel durante os paríodos de chuva.
Esta situação ocorre sempre que chove com alguma intensidade, há já muitos anos.
As águas das escorrências dos terrenos invade a faixa de rodagem e chega a impedir a circulação automóvel.
A resolução deste problema é fácil e é barata.
P Município dispõe de equipamento para limpeza das valetas.
Bastará que alguém com poder de deisão que mande limpar, regularmente, as valetas das estradas municipais de forma a garantir o adequado escoamento das águas superficiais.
É isso que urge fazer também na estra da da Avelada no troço que atravessa a Herdade com o mesmo nome.
Aqui fica o alerta para que de direito possa tomar a decisão que há muitos anos já deveria ter sido tomada.
Mas sempre vale mais tarde que nunca.