sábado, 17 de novembro de 2012

EQUIPAMENTOS ESCOLARES

Duas notas sobre os novos equipamentos escolares

A primeira sobre o Centro Educativo previsto construir junto a nova variante, também a construir e de acesso à zona industrial.
Os equipamentos escolares devem ser construídos em locais de fácil acesso e o mais próximo possível das residências dos alunos.
Devem também ser construídos em locais que garantam maior segurança quer aos alunos quer aos profissionais quer também às famílias.
Perante estes pressupostos é nossa profunda convicção que o novo Centro Educativo previsto construir no limite urbano de Campo Maior junto a via de grande fluxo de tráfego pesado poderia ver alterada a sua localização para:
- onde hoje funciona o 2.º ciclo do ensino básico e em toda a frente até ao posto Galp, inclusivé.
Será isto viável? Provavelmente sim, assim haja vontade para tal.
Esta solução permitiria até afastar o posto Galp para fora do perímetro urbano de acordo com a legislação vigente garantindo maior segurança à zona onde actualmente está localizado.
Para tal seria eventualmente necessário proceder a aquisição de algumas construções e alguns terrenos. Mas a construção do novo Centro Educativo no local previsto também obrigará a aquisições.
Este local aqui referido garante também mais fácil e melhor acesso à generalidade dos alunos, famílias e professores.
Campo Maior e os Campomaiorenses beneficiariam com a construção do novo Centro Educativo a partir de toda a frente compreendida entre a escola do 2.º ciclo do ensino básico e a Galp.
Aqui fica a ideia. Se for concretizável melhor.

Uma segunda nota sobre as obras que não avançam ao ritmo expectável e que são as de melhoria da Escola Secundária.
Esperemos que rapidamente essas obras possam ser finalizadas para bem do nível e da qualidade de ensino assim como para melhorar as condições físicas onde esse mesmo ensino é ministrado.
Empenhamento das autoridades administrativas e dos Cidadãos certamente contribuirão para que as obras possem ser rapidamente concluídas.