quarta-feira, 30 de abril de 2014

É NECESSÁRIO QUE ALGUMA COISA MUDE PARA QUE FIQUE TUDO NA MESMA ?

De acordo com informações que circulam a população residente no denominado Mártir Santo irá daí sair para um bairro que lhe será "oferecido", cerca de 50 metros para sul.
Ora acontece que o problema grave não reside onde reside essa população (passe a redundância). O verdadeiro e grave problema reside nos comportamentos protagonizados por quem vive no Mártir Santo. Este sim é o verdadeiro e atormentador problema para o comum dos cidadãos campomaiorenses.
Alterar o local de residência para quem está a residir, na atualidade, no Mártir Santo, por si só não deverá resolver nada. Ou melhor pode só melhorar o estado de higiene e sanidade que está aí instalado.
Para resolver o verdadeiro problema haverá que atuar sobre comportamentos marginais que comprometem a segurança de pessoas e bens. Não só por parte daqueles que residem no Mártir Santo mas também para quem aí não reside mas protagoniza com muita frequência atos condenáveis à luz da lei.
É fundamental que os comportamentos se enquadrem na matriz juridica da legislação.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

UMA MÁ IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA CONDUZ A UMA MÁ SOLUÇÃO

A identificação do problema é a chave da intervenção para o sucesso.
Sempre que tal não aconteça, haverá solução mas não para o real problema sentido.
É pois essencial a identificação do problema. Sempre que assim não aconteça a solução adequada só por milagre surgirá.
Para uma capaz identificação do problema é também essencial identificar, com precisão, a origem e ainda quem sofre as respectivas consequências.
Identificadas as causas e as consequências é essencial encontrar estratégias e tácticas de combate ao problema e só depois atribuir meios e recursos indispensáveis.
Agir sobre os agentes do problema. Interagir com os causadores do problema. Envolver que sofre as consequências. São procedimentos básicos/elementares.
Os meios e recursos necessários têm que ser encontrados entre de disponibilizar recursos que mais não se revelam do que acréscimos de dificuldades para o problema que haja que resolver e ultrapassar.
Muitas vezes e por facilitismo começa-se por experimentalismos que conduzem ao agravamento do problema.
Outras vezes envolvem-se meios e recursos que mais não se revelam do que a criação de mais e maiores dificuldades.
Por último deve ser encontrada uma autoridade (que de facto e de direito seja) para coordenar acções e eimplementar soluções.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Bom

As esplanadas que o município está construindo. Largo de Carvajais e Campo da Feira.
Espaços de convívio são sempre de louvar.
Uma sugestão: porque não "roubar" algum espaço ao estacionamento no Terreiro para aí instalar esplanadas dos cafés/bares que aí existem ?
E porque não permitir também no Largo do Barata ?
Provavelmente, corresponder-se-ia aos desejos e permitiria aumentar a oferta.
Tudo o que possa ser feito para aumentar a frequência cidadã no Centro Histórico contribui´ra também para a melhoria da segurança de pessoas e bens.