Estes dois termos com significados diferentes foram substituídos, utilizando-se hoje praticamente só o primeiro. Até o Ministério se chama da Educação.
O termo educção é muito mais abrangente o que causa dificuldades quando se reduz à função de transmissão de conhecimentos académicos a cidadãos, crianças e jovens, que frequentam o sistema formal de ensino.
Deixemos esta discussão para os académicos. Um dia ela vai ter ser democratizada permitindo a participação da generalidade dos cidadãos. Porquê? Porque o sistema formal de ensino quer seja público,privado ou social, o mesmo tem como destinatários o universo dos cidadãos.
Nas sociedades evoluídas, nos países desenvolvidos, como é o caso de Portugal o sistema de ensino e as políticas de ensino (educação/instrução) têm como destinatários, os Portugueses.
Há então que envolver o Estado (Administração Pública - nacional, regional e local) e a sociedade civil para que seja possível que as políticas atijam os objectivos.
Campo Maior é uma das localidades onde o sistema de ensino deve atingir os objectivos estabelecidos.
Há, então, que criar as condições necessárias e suficientes para que Estado e Sociedade Civil construam um sistema de educação que possibilite a evolução e desenvolvimento sustentável a que as gerações do futuro têm direito.
As novas competências que estão a ser transferidas para as autarquias têm também, como objectivo promover a participação dos cidadãos das comunidades locais da definição do seu próprio futuro.
A aprendizagem ao longo da vida assim o exige.
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