sábado, 24 de julho de 2010

OS CONTENTORES DO LIXO JÁ MATAM A FOME EM CAMPO MAIOR

Impotente e indignado são dois sentimentos convergentes que me obrigam a escrever estas linhas.

Nunca pôde imaginar que um dia assistiria, em Campo Maior, a PESSOAS à procura de algo para comer, nos contentores, metálicos, do lixo.

Acabei de passar junto de alguns contentores metálicos de lixo junto a um dos postos transformadores dentro de Campo Maior e pareceu-me ver duas crianças a brincar ao esconde-esconde.

Para espanto meu, constatei que uma Senhora acompanhada, provavelmente, de uma Filha, se esconderam atrás de contentores metálicos numa atitude de vergonha com o que estavam a fazer.

Pôde constatar que estavam seleccionando algo que estava no lixo que seria, provavelmente, restos de comida.

Perante esta realidade senti-me muito envergonhado, por estar a ser confrontado, na minha terra, com PESSOAS à procura de comida em contentores de lixo.

Apesar de sermos, diariamente, confrontados com imagens semelhantes um pouco por todo o mundo e, principalmente, nas grandes metrópoles, jamais pôde imaginar que algum dia seria confrontado em directo e ao vivo com situações como a que acabei de assistir, na minha Terra.

E, simultaneamente, senti-me impotente face à postura de nítida vergonha das PESSOAS. Não seria de todo correcto abordá-las naquela situação.

Apesar de ter feito uma tentativa de identificar as PESSOAS tal não me foi possível face à nítida intenção de se esconderem, o que me impediu de, eventualmente, as procurar para ajudar garantindo a necessária confidencialidade.

As Instituições de assitência jamais poderiam permitir que tal ocorresse em Campo Maior.

De facto a crise está a atingir proporções inimagináveis.

1 comentário:

  1. Infelizmente já chegou a Campo Maior essa chaga social, mas há uma verdade que não posso deixar passar, a CURPI em colaboração com outras Associações do Concelho já serve diariamente almoço a mais de 1o necessitados, o que é de enaltecer, todavia, é urgente que se procure saber se existem mais pessoas nessas condições e em caso afirmativo que se crie uma corrente de solidariedade dos Campomaiorenses para ajudar esses nossos concidadãos.
    siripipi-alentejano

    ResponderEliminar