sábado, 21 de agosto de 2010

CENTENÁRIO DA GUERRA PENINSULAR

I CENTENÁRIO DA GUERRA PENINSULAR 1811-1911
A VILA DE CAMPO MAIOR JÁ INSIGNE POR ANTERIORES ACTOS DE PATRIOTISMO E VALENTIA COBRE-SE DE GLÓRIA EM MARÇO DE 1811 RESISTINDO ONZE DIAS AO APERTADO CERCO QUE LHE FOI POSTO POR 4 000 FRANCESES SOB O COMANDO DO GENERAL BARÃO DE CAARD.
O HERÓICO GOVERNADOR MAJOR DE ENGENHEIROS JOSE JOAQUIM TALAYA TENDO APENAS SOB AS SUAS ORDENS O POVO DA VILLA ALGUNS MILICIANOS DE PORTALEGRE E UM PEQUENO DESTACAMENTO DO REGIMENTO DE ARTILHARIA N.º 8 ALCANÇA DOS SITIANTES CAPITULAÇÃO HONROSA A 22 PELAS 2 HORAS TARDE.
A GUARNIÇÃO SAE PELA BRECHA E MOVE ESPANTO AOS INIMIGOS
MAL CRENTES EM QUE TÃO POUCOS DEFENSORES TANTO LHE HOUVESSEM RESISTIDO
POR TAL FEITOS QUE DEU À VILLA O HONROSO TÍTULO DE LEAL E VALOROSA
SE COLOCOU ESTA LÁPIDE COMEMORATIVA A 22 DE MARÇO DE 1911
No próximo mês de Março de 2011 - entre os dias 11 e 22 - registar-se-á a passagem dos 200 anos de um acto de grande relevância histórica para Portugal, occorido em Campo Maior, em 1811, tal como se encontra registado na lápide colocada no Castelo da Vila aquando do seu 1.º Centenário.
Evocar a memória, por actos heróicos, dos nossos antepassados constitui dever das gerações do presente, aqui fica a sugestão:
- QUE SE EVOQUE, NO PRÓXIMO MÊS DE MARÇO DE 2011, OS 200 ANOS DA VITÓRIA ALCANÇADA.
Pelo menos que se promova a realização de uma Conferência dedicada a este tema. E talvez emCampo maior se encontre alguém competente e disponível para garantir a transmissão/aprofundamento de conhecimentos sobre esse acto heróico que até deu o título a Campo Maior LEAL E VALOROSA.

1 comentário:

  1. Em primeiro lugar quero dizer-lhe que comungo da sua ideia e como Campomaiorense vou envidar esforços para que isso seja uma realidade. É através da história e das suas fontes (monumentais, orais e escritas)que nós sabemos quem somos e esses factos devem ser realçados e comemorados. O Pelouro da Cultura tem o dever de iniciar, de imediato, os respectivos contactos com Historiadores de Campo Maior (Drs Francisco Galego e Rui Vieira) para que seja deliniado o programa dessa comemoração. Há outros factos da história de Campo Maior que deveriam ser do conhecimento de todos, por exemplo o dia 13 de Dezembro!
    siripipi-alentejano

    ResponderEliminar