sábado, 19 de fevereiro de 2011

AGENTES DE DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento das comunidades locais faz-se, fundamentalmente, com iniciativas locais quer sejam do sector público quer do sector privado quer do sector social.
Campo Maior sob esse ponto de vista poderia considerar-se privilegiada. Porquê?
Porque tem quem no sector privado tenha tomado a iniciativa de constituir e garantir o funcionamento de uma empresa que não pára de crescer e desenvolver-se, à qual, praticamente todos os Campomaiorenses se encontram ligados. Todos os Campomaiorenses ambicianam que esta empresa continue a crescer, a desenvovlver-se, a criar riqueza.
Porque tem no sector público local um Município que poderia e deveria preocupar-se mais com as questões do desenvolvimento e da sustentabilidade do mesmo em vez de ter investido em obras megalómanas que custaram imenso dinheiro e cujo retorno estará longe de compensar. Ou seja, fizem-se obras que só acarretaram encargos para o Município - para os contribuintes - sem que daí resultem benefícios desenvolvimentistas. Todos os Campomaiorenses esperam que o "seu" Município, finalmente, se encare como autêntico agente do desenvolvimento local, num mundo em processo de globalização, seja lá o que for.
Porque tinha, no sector sector social, uma Instituição que constituía uma referência, para o desenvolvimento local, era uma referência a nível nacional e até internacional. E o que aconteceu a esta Institutição nos últimos três anos: desapareceu?
O desenvolvimento faz-se criando, inovando, crescendo de forma sustentada. Acabar, fechar, encerrar, destruir, vender, alienar jamais pode contribuir para o bem estar dos Cidadãos.
Será importante, dir-se-ia mesmo fundamental que a esta Instituição do sector social possa recuperar, rapidamente, do percurso que escolheu. nos últimos três anos, a fim de contribuir para o bem estar dos Campomaiorenses e contribuir para o equilibrio sectorial daq economia.

Sem comentários:

Enviar um comentário