domingo, 2 de dezembro de 2012

COM QUE COERÊNCIA ? COM QUE MORAL ?

Hoje durante o dia decorreram três cerimónias evocativas da vida do Dr. Santos em Campo Maior.
Uma dessas cerimónias decorreu no Museu Aberto onde foi aberta a sala com os objectos utilizados pelo Dr. Santos no seu consultório, durante várias décadas.
Nesta última cerimónia realizada no Museu foi distribuída uma brochura com o seguinte título:
"Dr. Santos  «um João Semana em Campo Maior 1915 - 2009"
Nessa brochura chamou-nos a atenção o seguinte parágrafo:
"Como provedora da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, cumpro-me recordar que o Dr. José Henrique dos santos desempenhou cabalmente o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta santa Casa entre 7 de Novembro de 1987 e 5 de Janeiro de 2002. Como se não bastasse aí nos deixou mais um exemplo da sua dedicação voluntária e desinteressada à causa social."
Nesta ocasião é relevante recordar que esta mesma provedora mandou destruir a placa evocativa, para assinalar a passagem do milénio, dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, órgãos sociais esses encabeçados pelo Dr. Santos.
Essa placa evocativa, histórica e única estava colocada na frontaria do Lar Santa Beatriz.
Nada mais valerá a pena referir sobre os factos, a não ser que para além das palavras não condizerem com a realidade, Campo Maior ficou mais pobre com a destruição de património, para já irrecuperável sob o ponde vista físico, já que da história o Dr. Santos sempre ficará associado à Misericórdia não só como Presidente da Mesa da Assembleia Geral mas também como médico que durante várias décadas que exerceu clínica no Hospital desta secular Instituição.

1 comentário:

  1. Sei que o não vai publicar, todavia, só o quero lembrar qu o Senhor, enquanto Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, não foi um Santo porque cometeu muitos pecados e alguns mortais. Não acuse a Actual Provedora porque ao cuspir para o ar, o cuspo pode cair-lhe em cima.

    ResponderEliminar