quarta-feira, 14 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Assinala-se hoje em todo o mundo o DIA MUNDIAL DO CAFÉ.
Esta matéria prima - o CAFÉ - é da maior importância, hoje, para a vida económica, financeira e social da esmagadora maioria dos Campomairenses.
Não será demais assinalar que o nível e a qualidade de vida de que os Campomaiorenses, e não só, usufruem estão, intimamente, ligados ao CAFÉ.
Sem as insdústrias do CAFÉ que nasceram em Campo Maior a partir de meados do Século XX, na sequência ods primeiros passos dados ainda em finais dos anos 30, hoje, a nossa Terra seria bem distinta, certamente.
E bastará olhar para o lado, se quisermos até começar por uma cidade, veja-se como está Elvas depois da abertura das fronteiras e do fim da actividade militar. Se depois passarmos pela observação de Arronches e Monforte então poderemos ter a consciência de que Campo Maior, padeceria, certamente, dos mesmos problemas, sobretudo de desertificação humana, entre outros.
Campo Maior está numa situação bem diferente com uma dinâmica económica, sobretudo, assente na insdústria de torrefacção do CAFÉ. Campo Maior será, hoje, um oásis, em termos económicos, financeiros e social, sobretudo pela riqueza criada com esta dinâmica actividade económica que é a torrefacção do CAFÉ.
Por todas as razões, algumas das quais aqui se assinalam, e porque hoje é o DIA MUNDIAL DO CAFÉ, Campo Maior deveria assinalar, de alguma forma este Dia.
É com origem no CAFÉ que a generalidade dos Campomaiorenses possui o nível e a qualidade de vida de que, actualmente, usufruem.
Não importa saber se competiria à insdústria, se às entidades e/ou às organizações sediadas em campo Maior tomarem a iniciativa de assinalar este DIA MUNDIAL DO CAFÉ.
Provavelmente a todas e também porque não aos próprios Campomaiorenses.
Aqui fica o repto para que nos próximos anos se assinale, em Campo Maior, este DIA MUNDIAL DO CAFÉ, até como gratidão dos Campomaiorenses a um Produto que lhes permite usufruirem do nível e da qualidade de vida de que dispõem.
Sem esquecer os Países e os Cidadãos Produtores dessa, preciosidade, para nós: o CAFÉ.

Sem comentários:

Enviar um comentário