sábado, 5 de março de 2011

DESTRUIR

Destruir, destruir, destruir parece ser o lema e a acção de quem assumiu os destinos da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.
Conta quem viu que no passado dia 25 de Fevereiro, por ordem, talvez, da Direcção foi destruído um painel de azulejos - exemplar único, património destruído, património que desapareceu - que estava colocado no alçado principal do Lar de Santa Beatriz desde a passagem do milénio.
Conta quem sabe que esse painel de azulejos foi idealizado e executado nas oficinas do artesanato que então a Santa Casa possuía e que tanto sucesso alcançou, com procura crescente e sucesso assinalável. Esse painel de azulejos era património de uma Comunidade alargada de todos os Campomaiorenses.
Qual tal terá sido o objecitvo levou a tomar a decisão e ordenar a destruição de um património de exemplar único?
Ao que se sabe esse painel de azulejos registava a composição dos Corpos Gerentes da Santa Casa no mandato 1999/2001, precisamente, aqueles que estavam ao seu "leme" quando ocorreu a passagem de milénio.
O que terá levado a Direcção da Santa Casa a mandar destruir esse painel de azulejos ?
Quando toda a gente boa e de bem tudo faz para garantir a salvaguarda do património, acontece que na Santa Casa se manda destruir. Porquê?
A destruição desse painel de azulejos só poderá ser considerado como um atentado ao património cuja recuperação será impossível.
A destruição desse painel de azulejos poderá ser entendida como uma tentativa de apagar a história da Santa Casa.
Tratando-se de um painel que continha o nome daqueles que integravam os Corpos Gerentes da Santa Casa à data do ano 2000, tendo entretanto já morrido algum, impunha-se por imperativo ético e dever moral respeitar os vivos e a memória dos mortos.
Este procedimento mandado executar pela Direcção da Santa Casa de apagamento do nome das Pessoas que compunham os Corpos Gerentes no ano 2000 revela muito pouco ou nada de espírito Cristão e Misericordioso.
Só o ódio a algo ou a alguém poderá conduzir a tomar decisões e ordenar destruição de registos históricos da Instituição - Santa Casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário