terça-feira, 9 de setembro de 2014

PROGRESSO vs ESTAGNAÇÃO

Quem passe a Degolados não pode deixar de se questionar pela dimensão invulgar da obra que está a ser realizada naquela freguesia deste concelho.
Para quem seja mais curioso perguntará o que será aquela obra e qual o seu destino,
E foi isso que nós fizemos. Perguntámos e obtivemos resposta: Trata-se de um novo Lar destinado a acolher a população idosa, de Degolados, que dele necessitar.
Não nos pronunciámos mais sobre o tema mas ficámos a pensar com os nossos botões: Com a construção do novo lar em Degolados, o Lar de Santa Beatriz passa a ser o pior lar do concelho, mas pior que isso passa a ser o pior lar do distrito de Portalegre. Fiquemos por aqui só para ilustrar o desenvolvimento que tem tido a Misericórdia de Campo Maior nos últimos anos.
O estado a que o lar chegou e o fim do centro de dia, atirando com todos os idosos para os limites da vila,criando um gheto, o que todo o contrário do estabelecido nas políticas de integração social e de convivência entre gerações.
Já aqui uma vez nos referimos a oportunidades que deveriam ser aproveitadas num futuro próximo. Relembremo-las.
As escolas de avenida e o chamado ciclo vão ficar sem qualquer utilização a partir do momento que comece a funcionar o Centro Escolar que parece até já estar pronto.
Aqui deixo uma solução para ambos os edifícios:
- para as escolas da avenida. Deveriam ser adaptadas para aí funcionar uma estrutura de apoio social à população idosa.
- para o atual ciclo: deveria ser transformado numa unidade de cuidados continuados, já que a carência é enormíssima de camas para doentes em perca de autonomia.


1 comentário:

  1. O centro da vila fica mais para esses lados. Não e de admirar tal opção. Enquanto as antigas escolas, o destino parece outro, são permutáveis. A Misericórdia esta em remodelação ou em imposição, não em investimento. O que vale e a chuva, assim já crescem as ervinhas para os nossos animais.

    ResponderEliminar