segunda-feira, 20 de setembro de 2010

IDOSOS ISOLADOS

Na passada semana uma ocorrência só não teve consequências trágicas porque ainda é Verão.
Como habitual e diariamente as Trabalhadoras de uma Instituição de Solidariedade se deslocaram à residência de um Idoso para o transportarem até ao centro de dia, deparam-se com a porta fechada-trancada e o Idoso caído semcapacidade para se levantar e abrir essa mesma porta.
Chamada a família lá conseguiram abrir a porta e acudir ao Idoso, o qual foi transportado até ao equipamento de saúde para verificação do seu estado, tendo regressado à sua residência.
Situações como esta não são tão raras quanto se possa pensar.
É muito mais frequente do que se possa imaginar a queda de idosos. Se a queda em mesmo já constitui um acidente indesejável, a incapacidade do idoso para se levantar acontece na generalidade das situações.
A existência de acções programadas de prevenção de quedas é essencial para obviar a estas situações.
Mas como não é possível evitar, de todo, o isolamento dos idosos, uma das formas de diminuir os riscos e as consequências graves que as quedas normalmente originam, seria bom que tal como nesse próprio dia surgiu a notícia na TV, se facultasse aos idosos a instalação do serviço de TELEASSISTÊNCIA da Cruz Vermelha Portuguesa.
Instalando este serviço de TELEASSISTÊNCIA nas residências dos idosos que vivem sós evita-se o isolamento total e diminuem-se, substancialmente, os riscos de queda e até de morte provocada pela falta de assistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário