sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RISCO - CONDUTAS DE GÁS NATURAL

As notícias chegadas da tragédia ocorrida ontem em San Bruno - Califórnia - Estados Unidos da América, onde ocorreu o rebentamento de uma conduta de gás natural alertou-nos para o risco de tal poder ocorrer em Campo Maior.
Desde há uns anos que Campo Maior beneficia da distribuição de gás natural em condutas subterrâneas.
Foi, de facto, uma melhoria assinalável esta inovação, na nosa Terra. A qualidade vida dos habitantes foi melhorada. As empresas também. Está garantido o abastecimento de gás em contínuo a cidadãos e empresas.
Mas como tudo na vida, não há sem senão.
A distribuição de gás natural a partir de condutas subterrâneas acresce o risco de rebentamento, explosão e incêndio.
Para reduzir esses riscos é fundamental prevenir. E essa prevenção tem que ser garantida por uma monitorização permanente.
Ainda asim será necessário formar quem tem a responsabilidade de acudir em caso de sinistro. Há que garantir a maior e melhor capacidade de intervenção, em situações de sinistro a quem tal responsabilidade. Há que dotar esta entidade de recursos humanos e materias adequados, para reduzir ao mínimo possível os danos em situação de sinistro.
Já agora vêm-nos à lembrança que seria vantajoso conhecer o responsável pela Protecção Civil em Campo Maior, já é sua competência a coordenação dos serviços de protecção e intervenção em situação de sinistro.
Caso ainda não esteja nomeado, talvez seja chagada a altura de ser nomeado pela entidade competente.

2 comentários:

  1. A entidade máxima da Protecção Civil em Campo Maior, é, e será sempre, o Sr. Presidente do Município.

    ResponderEliminar
  2. O Presidente da Câmara é efectivamente o primeiro responsável perante uma situação dessas, todavia, não nos podemos esquecer que de imediato tem que reunir o Conselho Municipal de Segurança que por força do seu regulamento e das imposções legais deve assumir de imediato a coordenação das acções (vide post que escrevi sobre o Conselho Municipal de Segurança).
    siripipi-alentejano

    ResponderEliminar