terça-feira, 30 de agosto de 2011

PARADOXO CIRCUNSTANCIAL

Campo Maior está a viver um dos seus períodos de fortíssima afirmação comunitária traduzida narealização das suas Festas do Povo.
As Festas do Povo são a maior manifestação de arte popular e cultural que, mais e melhor, identifica a comunidade Campomaiorense.
As Festas do Povo são uma manifestação de espírito comunitário e solidário oque lhes confere uma identidade singular e inigualável.
As Festas do Povo só são possíveis com esforço, empenhamento, brio e querer de todos os Campomaiorenses. São uma demonstração de vontade de sucesso, de defesa de um património colectivo, resultado de uma vontade colectiva de garantir a continuidade de um património herdado dos que os precederam.
Paradoxalmente.
A Misericórdia enquanto gestora da Rádio Campo Maior mantendo uma postura de alheamento completo durante todo o período de preparação das Festas do Povo, entregou a gestão da Rádio Campo Maior a uma cocorrente que sempre tentou evitar instalação e consolidação da Rádio Campo Maior.
Em simultâneo com a manifestação de identidade da comunidade Campomaiorense, como são as festas do Povo, quem gere a Misericórdia, com a entrega da Rádio Campo Maior àqueles que sempre quiserm que esta não Rádio jamais existisse, fazem com Campo Maior perca o melhor veículo de divulgação dos valores patrimoniais de todo a comunidade.
Se a Rádio Campo Maior foi entregue, e ao que consta, vendida, a quem sempre procurou que jamais existisse, Campo Maior, pode ter perdido, definitivamente, um património colectivo que os Campomaiorenses sentiram como seu desde o início das suas emissões há 10 anos.
A alienação de património, geralmente, é irrecuperável.
Tudo deveria ter sido feito para garantir a continuidade da Rádio Campo Maior, em Campo Maior. Será que foi feito algum esforço para garantir a continuidade com sucesso da Rádio que todos os Campomaiorenses ouviam ?
Enquanto a generalidade dos Campomaiorenses se une para afirmar a sua individualidade e identidade específica, alguns (os que gerem a Misericórdia) tomam decisões que vão em sentido contrário.

sábado, 27 de agosto de 2011

FESTAS DO POVO

Elas aó estão para gáudio dos Campomaiorenses e satisfação de todos quantos visitam esta leal e valorosa Vila de Campo Maior, nos próximos 9 dias.
Campo Maior e os Campomaiorenses expõem uma invulgar capacidade de realização colectiva. Só a força unida de um Povo consegue realizar umas Festas com a dimensão destas: as FESTAS DO POVO. Pode afirmar-se que aqui se espelha a enorme capacidade de um POVO UNIDO.
Campo Maior e os Campomaiorenses demonstram, mais uma vez, que só a união e em união é possível realizar as Festas do Povo.
Estão de facto e de direito, de PARABÉNS, os Campomaiorenses que mais uma vez conseguiram "construir" a maior e melhor exposição permanente em papel transformado em flores.
Assim o País e os Portugueses consigam inspirar-se no espírito de união, de comunhão e de partilha para serem capazes de vencerem e ultrapassarem as dificuldades que aí estão.
O Futuro a Deus pertence. Mas é à força da intervenção Humana que seremos capazes de ultrapassar as dificuldades por maiores que elas sejam.
~PARABÉNS CAMPO MAIOR E AOS CAMPOMAIORENSES.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FESTAS DO POVO 2011

Passados que estão 7 anos sobre a últimas Festas do Povo, ei-las de novo para satisfação geral dos Portugueses e em particular dos Campomaiorenses.
Uma das particularidades das Festas do Povo é a sua imprevisibilidade. É esta imprevisibilidade que as torna tão apetecíveis, tão desejadas ...
Ao longo do período de ausência muitos foram aqueles que perguntavam: então este ano há Festas em Campo Maior ? E quando lhes respondíamos, não, pergunatvam logo de seguida: e para o ano, há ?
Bom! Este ano de 2011 há Festas do Povo.
Elas aí vão estar em todo o seu explendor, com uma enorme adesão, das maiores de sempre. O n.º de ruas e troços de ruas assim o indica.
Campo Maior, Portugal e o Mundo já mereciam disfrutar destas Festas tão singulares como genuínas. Estas Festas do Povo são singulares, desde logo na sua conceção. São-no também na sua organização, assim como na concretização.
Durante 9 dias Campo Maior proporcionará ao Mundo uma exposição permanente de flores artificiais, feitas de noite ao serão, como diz um dos versos de uma das quadras populares que se vai cantar, repetidamente, durante os 9 próximos dias.
A exposição permanente proporcionada durante os próximos 9 dias, a sua beleza é potenciada pela partucularidade, principalmente do centro histórico. Durante esse período é possível percorrer, praticamente, todo o centro histórico sem sair dessa maravilhosa exposição de luz e cor.
E se de dia é uma exposição com luz natural o que embeleza bastante, à noite com a luz artificial a beleza das festas é diferente mas igualmente bela.´
É também à noite que as Festas serão mais vividas pelos Campomaioreneses com os seus grupos de cantres, naturalmente, às sais. As desgarradas.
É esta vivência das Festas que as torna singulares/particulares, e por isso mesmo inigualáveis.
Só os Campomaiorenses são e serão capazes de realizar as FESTAS DO POVO.
Boas Festa para todos.

domingo, 21 de agosto de 2011

FESTAS DO POVO

Quem chega a Campo Maior para partilhar as Festa do Povo não pode deixar de notar:
A estrutura metálica logo à entrada da Avenida. Essa mesma estrutura já tinha sido utilizada em 2004 e colocada num outro local da mesma Avenida. Talvez devesse ter sido colocada noutro local que não o da entrada de quem visita. Mas, quem assim decidiu certamente foi a emlhor localização que encontrou.
Fica o reparo.

A segunda nota já não poderá ser um mero reparo. É uma incapacidade de compreensão.
Campo Maior tem uma Rádio.
Porque é que e Rádio Campo Maior ignora a Festas do Povo ? Ou porque é as festas do Povo ignoram a Rádio ?
Não deveria ser a Rádio a Grande promotora das Festas do Povo ? As Festas do Povo como o expoente máximo da cultura Campomaiorense não poderiam ser ignoradas pela Rádio Campo Maior.