sábado, 19 de junho de 2010

AS ESCOLAS VÃO PASSAR A TER UMA SÓ DIRECÇÃO

De acordo com fontes de informação normamlmente bem informadas todas as escolas de Campo Maior (ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico, 2.º ciclo do ensino básico e secundária) vão passar a ter uma única direcção a partir do próximo dia 1 de Julho.
Esta decisão terá surpreendido, eventualmente, todos os Professores assim como o pessoal não docente.
Sabe-se também já que que há quem queira asumir essa presidência unificada tendo até já feito contactos de natureza, estritamente, política com o objectivo de conseguir esse lugar.
Tratando-se de um lugar de gestão do ensino importa que para os os lugar(es) de direcção sejam escolhidos e designados quem neste concelho esteja mais bem peparado, tenha já demosntrado ser possuidor do perfil mais adequado ao cargo e às funções e dê garantias de exequibilidade das políticas definidas pelo Governo.
Estamos certos que em Campo Maior há pessoas que para além de serem detentoras de formação superior e adequada às funções de direcção de estabelecimentos de ensino, também já demosntraram possuir dinamismo, competência, saberes e práticas que melhor servem as crianças e jovens deste concelho, assim como as respectivas famílias.
Há até quem tenha longa experiência e com sucesso reconhecido em gestão de grupo de escolas. Quando a situação no ensino requer a intervenção/participação do melhores importa fazer as escolhas mais acertadas.
...
Sabe-se já hoje que a direcção de todas as escolas do concelho de Campo Maior será entregue ao (à) Director(a) da Escola Secundária.
Desconhem-se os critérios para fundamentar tal decisão, mas não deve andar muito longe da realidade se a mesma resultar, exclusivamente, de confiança partidária (política).
É unânime, ou pelo menops consensual, que a chave do sucesso de qualquer sistema de ensino aposta e investe, prioritariamente, no ensino básico.
Talvez por esta razão a direcção das escolas de Campo Maior, ganhasse com a sua entrega a alguém do ensino básico, com o perfil já atrás definido.
Como pensar ainda não paga imposto e há liberdade de expressão, aqui fica um pensamento.
...
Ao que se sabe a direcção unificada das escolas do concelho de Campo Maior será entregue a quem é responsável pela direcção de uma escola que está nos últimos lugares do ranking que classifica as escolas a nível nacional.

1 comentário:

  1. Li com muita atenção o seu post e fiquei perplexo com a intenção de nomearem um super chefe para todo o Ensino no Concelho. A minha perplexidade é pelo facto de desconhecer se existe alguma preceito legal que o permita.
    A verdade é que em 6 de Abril passado escrevi um post sobre o Novo Centro Educativo que vai nascer com base no definido na Carta Educativa aprovada pela Assembleia Municipal anterior, elaborada em conformidade com o estipulado no Dec-Lei nº 144/2008 (novo quadro de atribuições e competências na área da Educação) e aí não consta essa matéria.
    Será que existe outra legislação que eu desconheça?
    Agradeço-lhe que me elucide.
    siripipi-alentejano

    ResponderEliminar