segunda-feira, 28 de junho de 2010

PORQUE NÃO ATRIBUIR O NOME DE UMA RUA EM CAMPO MAIOR AO GENERAL BERESFORD ?

Quando da Guerra Peninsular, a praça caiu com honras militares após dezoito dias de cerco espanhol durante a chamada Guerra das Laranjas (1801). Um novo cerco (treze dias) culminou em nova capitulação com honras militares, agora diante das tropas de Napoleão (1811), para ser retomada quatro dias mais tarde por tropas luso-inglesas sob o comando de William Carr Beresford, que em recompensa foi consagrado marquês de Campo-Maior.
Wikipedia

No dealbar do século XIX, Campo Maior sofreu forte assédio do ministro espanhol Godoy durante a Guerra das Laranjas. Ao longo de 18 dias, os sitiados resistiram; esgotados, os defensores viriam a capitular. Dez anos volvidos, o castelo foi novamente submetido a um tremendo e desgastante cerco por parte das forças francesas, comandadas pelos generais de Napoleão. Com um reduzido número de defensores, o comandante José Talaia resistiu durante 13 dias, período após o qual decidiu capitular. Apesar disso, a praça-forte de Campo Maior seria retomada somente quatro dias mais tarde, devido à acção empreendedora do exército luso-britânico comandado pelo general Beresford - a quem seria concedida a honra de usar o título de marquês de Campo Maior.
Infopédia

Ainda outro grande assédio teve lugar em 1811, com a 3ª Invasão Francesa, e de novo a praça resistiu tenazmente mais de um mês, até ser obrigada a capitular. Porém logo os Franceses fugiram à chegada de socorros luso-britânicos sob o comando de Beresford, que pelo feito ganhou o título de marquês de Campo Maior e a vila de «Leal e Valorosa».
Manuela Tomé

He retired to Lisbon and stayed in Portugal until May of the next year (1813). Meanwhile he was also created 1st Marquês de Campo Maior in Portugal by Prince Regent John on December 17, 1812. Beresford rejoined the campaigning army, and assisted in the battles that were fought in France and were the last clashes of the Peninsular War.
Worldlingo

Os primeiros anos do século XIX são em Campo Maior de grande agitação. Um cerco, em 1801, pelos espanhóis e uma revolução local, em 1808, contra os franceses que então invadiram Portugal o comprovam.
A sublevação campomaiorense contra a ocupação napoleónica vai sair vitoriosa devido ao apoio do exército de Badajoz que permanece na vila durante cerca de três anos.
Em 1811 surge uma nova invasão francesa que fez um cerco cerrado durante um mês à vila, obrigando-a a capitular. Mas a sua resistência foi tal que deu tempo a que chegassem os reforços luso-britânicos sob o comando de Beresford, que põe os franceses em debandada, tendo então a vila ganho o título de Vila Leal e Valorosa, título este presente no actual brasão da vila.
Flickr
As transcrições feitas procuram tão só demonstrar a importância da intervenção das tropas Portuguesas comandadas pelo General Beresford na restituição de Campo Maior a Portugal. Por tal facto o General Beresford recebeu o título de 1.º Marquês de Campo Maior.
A atribuição do nome do General Beresford a uma das principais ruas de Campo maior tal como se verifica com o Major Talaya seria uma demonstração de reconhecimento.
Talvez fossem bom a Câmara Municipal de campo Maior debruçar-se sobre a possibilidade de atribuição do nome de uma rua em campo maior ao General Beresford - 1.º Marquês de Campo Maior.
aqui fica a sugestão. Decida quem pode, assim o queira.

Sem comentários:

Enviar um comentário