terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ESPAÇO DO MERCADO

Queremos hoje partilhar uma dúvida que temos quanto à necessidade ou vantagemm da existência do muro com grades que foi posto ao longo de todo o espaço destinado ao mercado mensal e onde também se realiza a Feira da Oliveira.
Por definição os mercados são espaços abertos de acesso livre e facilidade de circulação de pessoas e produtos.
Desde que os fosso existente nesse espaço foi soterrado nos anos 40 do século passado que o mesmo sempre permitiu liberdade de circulação.
Desconhecem-se as razões que justificaram a construção desse muro ao longo de todo o espaço destinada à realização do mercado mensal. Podem ter sido e, provavelmente, boas as intenções.
Mas o que não há dúvida é que esse mesmo muro constitui um obstáculo. E enquanto tal é de duvidosa utilidade a sua continuidade.
Numa época de abertura de espaço, fronteiras e de livre circulação de pessoas e bens talvez seja de pensar na utilidade desse muro. E se como tudo indica não tiver qualquer utilidade, deve o mesmo ser retirado.
Uma boa razão para o retirar será, entre outras de facilitar o acesso.
Uma outra razão para a retirada desse muro pode ser justificada por razões de segurança. Numa qualquer situação de emergência quer a evsacução do espaço do mercado quer o acesso é bastante dificultado por esse mesmo muro.

Sem comentários:

Enviar um comentário