quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

FESTAS DO POVO

Vem este post a propósito de estarmos no início do período em que se começa a trabalhar na ornamentação das ruas em ano de Festas do Povo.
É nesta altura do ano que as ruas iniciam esse trabalho árduo e contínuo até à noite da desenramação.
Nada está previsto para o corrente ano. Ninguém fala em Festas do Povo. Também gosto da designação de Festas dos Artistas. O Povo Campomaiorense é um Povo Artista.
Não haverá, certamente, Festas este ano.
Então o porquê de falar nas Festas agora. Porque as últimas foram realizadas em 2004, vai para 6 anos.
É verdade que as Festas do Povo de 2004 foram umas Festas um pouco atípicas. Mas entre tanto já estão passados mais de 5 anos.
É talvez altura de começarmos a pensar nas próximas. Para este ano já não será possível. Mas quem sabe se em 2011 ou 2012 não poderíamos realizar as Festas do Povo.
Temos a "nossa" Associação das Festas do Povo" paralizada desde 2004.
Porque não reactivá-la.
Esta Associaçãopode e deve constituir-se como agente dinamizador das Festas do Povo.
Os Campomaiorenses adoram as suas Festas "como estas não há igual".
E se é verdade que há Campomaiorenses que estão sempre disponíveis para as Festas também há outros que necessitam de estímulo para se empenharem.
Com tudo isto parece que será possível e desejável que se recuper o espírito das Festas e se concretizem em 2011 ou 2012.
Para quem tem contactos com gente fora de Campo Maior é frequente a pergunta: então este ano há Festas?
Vamos dar mais uma alegria aos Campomaiorenses e a todos quantos nos quiserem visitar. Vamos realizar as nossas FESTAS.

3 comentários:

  1. Mais ums vêz digo, lavem primeiro a cara a Campo Maior depois já podem falar em festas, é como aquele sr. que veste um fato novo sem tomar banho. Não há condiçôes para fazer as festas sejamos serios e honestos, em 2012 é que há festas sem dúvida, por muitas razôes.. um abraço

    ResponderEliminar
  2. O Alcaide do Castelo até parece que não é Campomaiorense, é derrotista nas suas afirmações e até parece desconhecer o que são as tradições e os usos e costunes dum Povo. Julgo que o actual Presidente da Câmara está preocupado com estado lastimoso em que se encontra o nosso Património Monumental e irá envidar todos os esforços para que o Estado assuma a sua responsabilidade. Não nos podemos esquecer que somos possuidores dum vasto património cultural e as Festas do Povo são uma das suas fontes.
    Os Campomaiorenses não podem deixar morrer as nossas Festas, a suceder seria um atentado à memória dos nossos progenitores.
    siripipi-alentejano

    ResponderEliminar
  3. «Temos a "nossa" Associação das Festas do Povo" paralizada desde 2004.»
    --

    Houve uma tentativa de dar novamente corpo a essa Associação... mas foi travada à nascença por constituir uma séria e perigosa ameaça política.

    ResponderEliminar