terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PORQUE NÃO O PORTUGUÊS

Um destes dias tiva a necessidade de fazer algumas aquisições num dos hipermercados existentes em Badajoz. Concretamente, passe a publicidade, no Carrefour (ex-Pryca).
E como as aquisições eram poucas e também porque me deparei como a possibilidade de pagamento directo em registadoras para o efeito aí colocadas, optei por esta solução.
Por comodidade e eventual rapidez procedi em conformidade.
Mas, eis que logo no início da operação, me deparei com uma realidade que não pôde deixar de assinalar e que me levou a escrever esta "mensagem".
É que nessas máquinas registadoras há a possibilidade de utilização de 4 línguas. O Castelhano (vulgo espanhol), o catalão, o inglês e o alemão.
Ora como os Portugueses são os cidadãos que mais utilizam aquela como outras superfícies comerciais em Badajoz não quero deixar passar sem registar e deixar o apelo às nossas autoridades e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para junto dos responsáveis em Espanha de forma a dotar as referiudas registadoras da Língua Portuguesa.
É que sem margem para qualquer dúvida são os cidadãos nacionais que depois dos espanhóuis mais frequentam e adiquirem nessa superfície comercial.
Aqui fica o registo e o respeito pedido para que as as autoridas Portuguesas solicitem às autoridades e empresários em Espanha intervenham de forma agilizar e facilitar a vida aos Portugueses.

2 comentários:

  1. amigo Pardal, essa é para rir...

    agilizar? facilitar? pedir às autoridades Portuguesas?... mas se as autoridades portuguesas até já boicotam os pagamentos com cartão MB !!!

    Pelo menos comigo já aconteceu 3 vezes (Carrefour, bomba de gasolina e Mercadona).
    E a resposta é sempre a mesma: o problema está no seu banco (no meu caso a CGD) que não autoriza as operações...
    e do banco explicações: zero.

    ResponderEliminar
  2. mas tem piada, agora que diz, que tb reprei nesse pormenor das linguas.
    Só que na altura não racionalisei a coisa pois tava com dificuldades pra fazer a leitura do codigo de barras num dos sacos, entetanto veio a funcionária dr uma ajudar e depois acabei esquecendo.

    Mas que é pertinente, é!

    ResponderEliminar