sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO

O Direito de Cidadania exiga uma maior participação e um maior envolvimento do conjunto de cidadãos na vida colectiva.
A evolução económica, social e política impõe, hoje, uma necessidade cada vez maior de participação do cidadãos na definição e concretização das medidas de política (seja isto o que for) que os têm como destinatários.
A chamada à acção e intervenção é uma realidade que exige participação e envolvimento de todos.
O caminho que está a ser feito é o de transição da democracia representativa para a democracia representativa. E este caminho tem que ser construído, e simultâneamente, percorrido por todos nós.
É cada vez maior o número de cidadãos que exige maior e melhor participação quer na definição quer na execução das medidas que lhes são destinadas.
Esta nova forma de estar e agir é muito mais exigente mas também muito mais gratificante. Cada vez mais podemos menos estar à espera que alguém pense e decida pro nós.
Para que tudo isto seja possível é fundamental a criação de "espaços" de reflexão colectiva que envolva entidades, instituições, organizações e cidadãos.
Agora que foi tempo de renovação recente e de rotura com um passado que não satisfazia.
Talvez seja chegado o momento de criar um "espaço" de reflexão colectiva não tanto para a realização de mais diagnósticos ou culpabilizações de um passado que não volta mais.
Esse "espaço" poderá e deverá ter por missão a discussão de ideias para o nosso futuro colectivo.
Assim haja vontade e disponibilidade para tal.

Sem comentários:

Enviar um comentário