sábado, 6 de fevereiro de 2010

LUTA CONTRA A POBREZA

Vem hoje a propósito uma informação contida no canto inferior esquerdo da página 4 do Jornal de Campo Maior, propriedade do Município, distribuído esta semana.
Talvez para os que estejam mais atentos e/ou familiarizados com as questões sociais seja estranho que tivesse sido a Câmara Municipal a apresentar uma candidatura ao Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010 (PNAECPES).
E estranho porquê?
Porque a Instituição com vocaçãoprópria e com missão específica para intervir nesta área é a Santa Casa da Misericórdia.
Dada a sua natureza de Instituição de inspiração Cristã/Católica de cuja acção se espera a tradução prática dos princípios e valores da Doutrina Social da Igreja, de entre os quais ressalta a Opção Preferencial pelos Pobres, competiria à Santa Casa da Misericórdia a apresentação de candidatura enquadrada neste Ano Europeu.
Para além da sua natureza, da sua missão e da sua acção ao longo dos 500 anos que já tem de vida, esperar-se-ia que a Santa Casa se empenhasse neste combate que é de todos e que é a promoção de iniciativas objectivadas na erradicação da Pobreza.
Salvo melhor opinião a apresentação do Projecto por parte da Câmara Municipal estaria muito mais consentâneo se tal tivesse surgido da iniciativa da Santa Casa.Porquê? Porque esta a única Instituição de inspiração Cristã/Católica, no noso concelho e pelas responsabilidade que lhe compete.
A Opção Preferencial pelos Pobres é princípio da Doutrina Social da Igreja do qual as suas Instituições não podem nem se devem alhear, nomeadamente, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

2 comentários:

  1. Permita-me que discorde em parte do conteúdo do seu post. De entre as atribuições e competências cometidas às Autarquias Locais ressalta a seguinte: "Compete ainda aos municipios a participação, em cooperação com instituições de solidariedade social e em parceria com a administração central, em programas e projectos de acção social de âmbito municipal, designadamente nos domínios do combate à pobreza e à exclusão social"
    É esta atribuição que confere à Câmara o estatuto de poder candidatar-se ao referido projecto e certamente a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior é parte integrante como cooperante em parceria. O mais importante é que haja quem pretenda irradicar estas ilhas de pobreza e exclusão social.
    siripipi-alentejano

    ResponderEliminar
  2. Isto também é luta contra a pobreza. E ao mesmo tempo recuperação de imóveis degradados.

    http://www.cm-nisa.pt/accaosocial_confortohabitacional.html

    Se Nisa aproveita porque não Campo Maior? as condiões são identicas.

    Seria um projecto a aplicar na zona compreendida ente o eixo R.de Paço/R. da Misericordia/R.das Poças e o convento/castelo (Martir Santo à parte pq esse é outro problema)

    ResponderEliminar