domingo, 20 de dezembro de 2009

IGREJA

Na linguagem popular é o local onde os Cristãos se encontram para partilha. É a Casa onde Todos os Cristãos desejam ir para viverem momentos de Felicidade em Comunhão.
Igreja é a Casa da Todos os Filhos de Deus e é por isso que Todos os Homens são Irmãos. É a Casa da Família Humana.
É nesta Casa que se proclamam os Princípios e os Valores porque se guiam aqueles que acreditam. E estes são muitos.
Mas por alguma razão que importava analizar e identificar a esmagadora maioria, sendo Católica não frequenta a Igreja. E o que as estatísticas indincam é que a frequência da Igreja e as vivências dentro dela são cada vez menores.
A Igreja perdeu capacidade de atrair os Homens.
Aqueles que pertencendo à Hierarquia da Igreja têm o dever de reflectir sobre esta realidade, até porque, quando estamos numa fase de crise de princípios e de valores a acção da Igreja será fundamental na recuperação dos mesmos.
Um Mundo sem referências tenderá só a valoriar uma cultura do ter. Sendo imprescindível ter é fundamental Ser. E este atinge a sua plenitude no conhecimento e na prática da Doutrina de Cristo. E esta requer uma coerência total entre as Palavras e os actos.
Espera-se pois que quem tem responsabilidades consiga transmitir coerência entre a Dutrina de Cristo que anuncia e a prática do dia a dia.
É maior a resposabilidade de quem pertence à hierarquia assim como a daqueles aos quais são atribuídas responsabilidades.
Destes esperam-se palavras e actos de coerência sempre direccionados para o bem comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário