domingo, 13 de dezembro de 2009

TURISMO RELIGIOSO

Hoje porque é Domingo do Advento decidi dedicar esta minha conversa às questões do turismo religioso. Poder-se-á perguntar mas turismo religiosos em campo Maior para ver o quê?
Para ver o património que é muito qué de Campo Maior e que está à guarda da Fábrica da Igreja e/ou da Diocese de Évora.
E o património religioso não é assim tão pouco e muito menos insignificante.
Não pretendendo ser exaustivo, deve-se assinalar a magnitude da Igreja Matriz de uma grandeza e imponência digna de registo. Por alguma razão deve ter sido construída ~com tão grandes dimensões.
A Igreja de S. João com a frontaria e o seu interior em mármora que é toda ela uma obra de arte.
A Igreja da Misericórdia. É uma Igreja sóbria e simples à semalhança da generalidade das Igrejas das Misericórdias em Portugal cujos trabalhos de recuperação foram iniciados há uma década e agoea se encontram interrompidos.
O Convento. Uma peça arquitectónica de elevada grabdeza em que a presença das Ordem Contemplativa que o habita torna esse património bem vivo e acolhedor. Muitos são os visitantes que vêm até ao convento tão só para conversarem com as "nossas" Madres.
A Igreja do Castelo.
A Igreja de S. Pedro.
A Igreja de Ouguela.
A Capela de N.ª Sr.ª da Enxara.
A Ermida de S. Joaozinho.
A Capela dos Ossos.
O Museu de Arte Sacra.
Ao Longo do ano realizam-se as Procissões do Ramos, dos Passos, N.ª Sr.ª das Dores, Senhor Morto, N.ª Sr.ª da Fátima, Corpo de Cristo, S. João, Santa Beatriz, Imaculada Conceição, N.ª Sr.ª da Enxara.
Não quisémos nem pretendemos ser exaustivos. Mas só com o que aqui e agora referimos fica claro que Campo Maior tem potencialidades únicas no que ao Turismo religioso diz respeito.
Alguma coisa pode e deve ser feito para que todo este património possa ser visitado e valorizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário