terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CENTRO HISTÓRICO

O Centro Histórico de Campo Maior está numa situação de quase desertificação humana. Poucos somos os que nos fixamos nesta zona da nossa Terra. Por várias razões que importava conhecer, analisar e concluir.
Talvez a partir de um inquérito não muito complicado mas com rigor técnico/científico pudesse ser realizada uma amostragem para conhecer as razões do foro pessoal que conduziram a esta situação.
Se nada for feito pode-se prever com algum grau de rigor que o centro Histórico de Campo Maior será mesmo um deserto humano, a médio prazo.
Quem no Centro Histórico são pessoas que na sua esmagadora maioria está já no escalão etário que se designa por 3.ª Idade ou muito próximo disso. Crianças são raras as que aí vivem.
Se tivermos presente que as construções do centro Histórico resultam do saber de experiência feita ao longo de séculos e que tomos temos consciência e experiência que as casas do Centro Histórico permitem usufruir de uma melhor qualidade de vida sempre e quando são dotadas das exigências da modernidade, será fácil concluir que não há razões aparentes para que não se recuperem as casas do Centro Histórico e assim sejam levadas a habitá-las.
Vamos encontrar solução para combater a desertificação do Centro Histórico.
Quem sabe um dia o Centro Histórico não recupera toda a pujança que já teve e onde existia uma verdadeira comunidade local.

1 comentário:

  1. o BE. nas ultimas eleiçôes no seu programa vinha a solução, para este problema aqui na parte histórica da vila. ouve muitos campomaiorenses que leram esse programa do BE. que era o seguinte, a camara fazia um contrato com os proprietários por exemplo 8 anos, a camara fazia obras nessas ditas casas que estavam em mau estado, e arrendavas, ia a recuperar todo o seu dinheiro e ao fim de 8 anos, era entregues aos seus donos já todas recuperadas BOA IDEIA? E TAMBEM RECUPERAR TODO O MARTIR SANTO,,,,

    ResponderEliminar