segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FESTAS DO POVO

As Festas do Povo foram sempre o maior acontecimento e o mais aglutinador de Todos os Campomaiorenses.
Mas foi também sempre o maior acontecimento gerador de polémicas.
E é resultado destes dois sentimentos contraditórios gerados na Comunidade sempre e quando há Festas que as mesmas sempre cponseguiram evoluir e desenvolverem-se.
Noutras terras começaram a surgir também ornamentações de ruas.
Mas é que as Festas do Povo em Campo Maior são muito mais do que simples ornamentações de ruas. E é tudo o que está para além da "simples" (só quem está por dentro do trabalho que é necessário para preparar a ornamaentação das ruas é que lhes poderá chamar "simples") que em conjugação da ornamentação das ruas da Vila que constituem as FESTAS DO POVO.
O próprio nome que foi consagrado FESTAS DO POVO transmite o que na realidade são.
E é por isso que apesar de haver mais terras a ornamentar ruas não conseguyirão nunca organizar nada que se assemelhe às FESTAS DO POVO DE CAMPO MAIOR.
É por estas razões que não sendo difícil também não é fácil organizar as Festas do Povo.
Para além da vontade de trabalhar na ornamentação das ruas é fundamental que todos os outros sentimentos que só os Campomaiorenses possuem, relativamente, às suas Festas estejam sintonizados e sincronizados entre todos quer no espaço quer no tempo.
Estamos em crer que não demorará muito a que volte a haver FESTAS DO POVO.
Com a grandiosidade que já as caracteriza e com a necessária polémica que sempre as envolve.
Haveremos de voltar ao tema para apresentação de um modelo que me parece mais consentâneo com a evolução social entretanto ocorrida.

Sem comentários:

Enviar um comentário