quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DEMOGRAFIA

Se nada se alterar o número de pessoas idosas no concelho de Campo Maior será em 2050 cerca de 3 200, acima dos 65 anos de idade.
Actualmente esse número é pouco superior a 1 700.
Esta evolução natural requer a necessária e adequada atenção por parte das entidades locais e sobretudo das Organizações locais vocacionadas para apoiar, assistir e acolher aqueles que necessitam de serviços adaptados às suas necessidades.
Nos próximos 40 anos vamos assistir, praticamente, à duplicação do número de pessoas com 65 ou mais anos.
Acresce que o número de pessoas que mais vai crescer será, segundo as previsões, o dos escalões etários superiores aos 75 anos.
Vamos assim ter cada vez mais cidadãs(õs) mais idosos.
Em consequência desta realidade será a do acréscimo, muito significativo, das dependências e consequente pressão sobre os serviços de saúde e de acção social.
Prevê-se que num futuro mais ou menos próximo as autarquias assumam competências nas áreas da saúde e da acção social, entre outras.
Perante esta perspectiva evolutiva impõe-se que as autarquias, as organizações e os cidadãos em geral reflitam sobre a mesma e procurem soluções prospectivas de forma a garantir o apoio, assitência e acolhimento de que muitos de nós vamos necessitar mais cedo ou mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário