quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OS ACESSOS A CAMPO MAIOR

Há muito que todas as estradas de acesso a Campo Maior necessitam de melhoramentos. Estes têm-se resumido a repavimentação das vias.
Constata-se que a repavimentação é tão só uma medida paliativa.
É que todas as vias de acesso a Campo Maior foram projectadas em época de pouca ou nenhuma circulação automóvel e de total ausência de pesados, muitos, mas mesmo muitos com peso a rondar as 40 ton.
Tem-se assistido a uma degradação contínua e continuada do pavimento de todas essas vias de acesso a Campo Maior.
Nalguns pontos onde se corria o risco de se ter que proceder ao corte da via, procedeu-se a um aumento dochamado enroncamento.
Mas os traçados têm-se mantido imutáveis.
O aumento da intensidade de tráfego de ligeiros.
A crescente utilização destas vias por viaturas de carga, chamadas pesados tem contribuído, e de que maneira, para a degradação dessas vias.
Em consequência do aumento do tráfego, sobretudo de pesados, os riscos aumentaram de uma maneira exponencial.
A demonstrá-lo está o número de acidentes verificados nas estradas de acesso a Campo Maior.
Um exemplo do que se refere é a chamada curva do aviário, entre Campo Maior e Degolados.
Apesar do número de mortos já aí ocorridos e do número de acidentes de grande gravidade, essa curva cpontinua a manter o mesmo traçado, incompreensivelmente.
E para quem esteve mais atento, desde que a estrada para Elvas foi beneficiada com o novo pavimento o número de acidentes também aumentou.
E já por várias vezes o trânsito esteve cortado nessa mesma estrada em resultado de acidentes com viaturas pesadas.
Face à constatação do factos, riscos e acidentes, ocorridos nas estradas de acesso a Campo Maior importa que as entidades técnicas com competência de interevnção reflictam sobre estas vias e procedam em conformidade com as exigências actuais do tráfego assim como com as perspectivas de futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário