domingo, 8 de novembro de 2009

CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico de Campo Maior é entendido aqui como toda a área urbana compreendida entre a Avenida e as Portas da Vila, e a Fonte Nova e a Fonte das Negras.
Curiosa designação esta de Fonte das Negras. Talvez devese merecer a devida atenção daqueles que se dedicam à história do nosso concelho para que possamos conhecer a origem desta designação.
Mas vamos dedicar algumas palavras a este Centro Histórico.
Este núcleo urbano está, desde há anos, em contínuo estado de degradação. As construções estáo a degradar-se, continuamente. Quem tem que construir casa ou alugar prefere construir ou alugar casas novas na área compreendida entre a Avenida e a Defesa de S. Pedro.
Uma pequena deriva. Muitos têm sido aqueles(as) que têm optado por construir a sua habitação já fora do perímetro urbano. A razão apontada é o elevado custo do m2 urbanizável.
Alguma coisa vai ter que ser feito no e pelo Centro Histórico.
Campo Maior necessita elaborar, de uma forma participada, um programa de requalificação do seu Centro Histórico. Este programa vai requerer a participação dos Campomaiorenses assim como entidades externas que o possam apoiar.
Muito pode ser feito sob pena de continuarmos a assitir à degradação do nosso património histórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário