sábado, 28 de novembro de 2009

CUIDADOS DE SAÚDE

Em Campo Maior temos cuidados de saúde insuficientes em todos os âmbitos em que se queiram analizar.
E não vale mais a pena proceder a mais qualquer diagnóstico. Há muito que este está feito.
Valerá, então, a pena reflectir sobre as necessidades, os desejos e sobre que estará já projectado.
Está na agenda política a transferência de compoetências, na área da saúde, do Governo para as autarquias.
Importa, assim, que as autarquias iniciem a necessária reflexão e que permitam assumir essas mesmas cometências da forma que melhor satisfaçam as necessidades e desejos dos Campomaiorenses.
Mas as competências que vierem a ser transferidas para as autarquias são algumas das actuais do Serviço Nacional de Saúde. Ora os cuidados de saúde de que necessitamos e a que aspiramos estão longe de esgotarem naqueles que são prestados no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.
É importante a intervenção do sector privado. Havendo algumas iniciativas neste âmbito. Em Campo Maior já existem algumas clínicas e laboratórios de análises.
Há, no entanto, um nítido déficite no sector social. Provavelmente, será este sector aquele que virá a ter a maior importância no âmbito dos cuidados de saúde quer em dimensão quer em qualidade.
É também necessário que as Organizações do sector social iniciem o processo de reflexão sobre as necessidades de cuidados de saúde dos Campomaiorenses.
Yal como já tivémos oportunidade de referir o envelhecimento progressivo e continuado dos Campomaioreenses vai fazer surgir novas e grandes dificuldades em resultado da progressiva perca de autonomia da população idosa.
Devemo-nos preparar para o futuro.
Pelo futuro não se espera, programa-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário