domingo, 15 de novembro de 2009

BARRAGEM DO ABRILONGO

Há anos que esta barragem foi construída.
Há anos que armazena água que para ppouco mais serve do que para recreio de alguns.
Há anos que se espera pela concretização do projecto de rega de uma vasta área de terrenos férteis.
Há anos que esses terrenos poderiam produzir bastante mais, criando riqueza.
Há que se poderiam ter criado mais postos de trabalho.
Por tudo isto se espera há anos.
Não são conhecidas quaisquer razões objectivas para que o projecto de rega não seja concretizado.
Importa pois que as entidades responsáveis, nomeadamente, o Ministério da Agricultura cumpra o projectado.
É esta a esperança de muitos agricultores que desejam transformar as suas explorações agrícolas em regadio produtivo e sustentável.

1 comentário:

  1. Concordo em absoluto com o seu post, mas permita-me que divague um pouco sobre este tema. A Barragem do Abrilongo foi um investimento que à partida nasceu torto e que vai demorar algum tempo para se endireitar, como habitualmente diz o nosso Povo.
    Quando foi projectado, a Barragem tinha uma maior dimensão e previa-se irrigar terrenos dos dois lados da fronteira, todavia, por negociações
    incorrectas, o projecto teve que ser alterado e a Barragem foi construída.
    Novamente pegando noutro adágio popular "A carroça vai â frente dos bois" a Barragem foi construída sem que houvesse projecto para a construção dos canais de distribuição, ficando a obra feita sem que a sua principal actividade tenha sido atingida - a rega de milhares de hectares existentes a juzante.
    Recentemente, a convite do Senhor Comendador Rui Nabeiro, assisti à Convenção do PS e tive a oportunidade de almoçar com o Senhor Secretário de Estado da Agricultura e a quem perguntei qual a situação da rede de canais. O Senhor Secretário amavelmente informou-nos que o processo estava em Bruxelas e que por problemas levantados pelos Ecologistas relativamente à preservação de algumas espécies, aguarda a aprovação dum estudo de impacto ambiental, que entretanto tinha sido elaborado.
    É este o principal motivo da não existência de regadio. Nesse almoço foi aventada uma outra hipotese, o aproveitamento da água dessa Barragem para um eventual transvase para a albufeira da Barragem do Caia, o que seria uma boa idéia, mas que igualmente poderia ser confrontada com os problemas dos canais.
    O Governo tem que tomar uma actitude, o novo Executivo como representante dos Campomaiorenses tem que os precionar, porque se não corremos o risco de continuar por muito mais anos nesta situação.
    siripipi-alentejano

    ResponderEliminar