domingo, 1 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia

A abertura "oficial" deste blog coincide com a celebração da Festa de Todos os Santos. Festa esta celebrada com grande intensidade, ainda hoje, nas Misericórdias onde as práticas religiosas estão mais arreigadas.
A festa de todos os Santos e a devoção a Todos os Santos seguida e praticada pela generalidade das Irmandades das Misericórdias Portuguesas constituia até uma obrigação estatutária consagrada nos respectivos Compromissos (Estatutos).
Da história da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior pouco se sabe. É pena. Vicissitudes várias terão contribuído para que tal acontecesse. Neste tipo de organizações (associações de fiéis) a mudança de cidadãos que compõem os respectivos órgãos sociais/corpos gerentes é frequente, por vezes rápida e até atribulada. Outras vezes ainda a pesar de pacífica nem sempre quem assume as rédias do destino da Instituição cuida de salvaguardar todo o seu espólio e património, desconhecendo até a importância e o valor do mesmo.
Foi o que aconteceu recentemente na nossa Terra.
Que pena estarmos a assistir à perca continuada da dimensão, da qualidade, do património, do espírito de Solidariedade de que a Santa Casa da Misericórdia da nossa Terra praticava e a generalidade dos cidadãos usufruía. A "nossa" Misericórdia constituía um modelo de referência, em todos os aspectos, quer no nosso País quer até internacionalmente.
Todo esse modelo foi deixado cair. Que pena Campo maior assistir à queda de uma Instituição modelo que tantos e tão grandes serviços prestou a Campo Maior, ao distrito de Portalegre, à região Alentejo, a Portugal e ao Mundo.

1 comentário:

  1. Bem vindo à blogosfera Campomaiorense

    Já o adicionei à barra lateral em Blogues de Campo Maior

    ResponderEliminar