segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DEGOLADOS

Que raio de nome com que haveriam de "baptizar" esta localidade, hoje, integrada no concelho de Campo Maior.
Degolados é nome de localidade sede da Freeguesia de N.ª Sr.ª da Graça dos Degolados.
Degolados terá estado, desde a sua origem até à década de 30 do século passado, integrada no concelho de Arronches.
Sempre achei estranho o nome dado a Degolados. E ainda nunca consegui saber a razão para a atribuição de tal designação.
É uma curiosidade que um dia gostaria satisfazer.
Tenho a minha interpretação imaginária para tal designação aqui a deixo à laia de desafio para quem possa contribuir para tal e nos diga a sua origem.
De uma forma resumida: Degolados pertenceu ao concelho de Arronches o qual foi durante algum tempo, pelo menos, na alta idade média, terra de desterro. Consta até, como lenda, que o próprio Luís de Camões terá sido para aqui desterrado num determinado período da sua vida.
Certamente alguns desses desterrados teriam sido condenados à morte. Nessa época da história muitos dos condenados à morte terão sido executados por decapitação.
Degolados é a localidade do concelho de Arronches, quando a esse concelho pertencia, mais afastada da sua sede.
A decapitação dos condenados seria sempre um espectáculo aterrador e por esta razão procederiam às execuções algures por Degolados, o mais longe possível de Arronches.
Terá sido esta a origem da designação?
Aqui deixo a questão para que se possa e saiba interessar por esta questão, um dia, quem sabe, possamos saber a origem da atribuição da designação de Degolados.

Sem comentários:

Enviar um comentário