segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

APOIO À POPULAÇÃO IDOSA

Quando analisámos a situação dos idosos em e de Campo Maior fomos confrontados com uma ausência de capacidade suficiente para apoio e acolhimento para aqueles Cidadãos que deles carecem.
Constatamos que muitos idosos vivem isolados com falta de apoio suficiente para garantir o mínimo de dignidade à sua vida.
Constatamos, também, que há idosos de Campo Maior acolhidos em Elvas, Arronches, Vila Fernando e Alter do Chão, pelo menos.
Tudo isto deve ser motivo de alerta para entidades, instituições e sociedade civil.
Porquê?
Porque, na actualidade, há em Campo Maior cerca de 1 700 cidadãos com 65 ou mais anos. Mas daqui a 40 anos seremos 3 400.
Ora se as repostas de apoio social existentes e disponibilizadas para os idosos de Campo Maior não sáo já suficientes e/ou revelam-se insatisfatórias, então teremos que em conjunto pensar a realidade actual e prospectivar o futuro que é já hoje.
Temos que ser capazes de encontrar soluções para a permanência dos idosos que assim o desejarem nas sua próprias residências sabendo que estarão numa evolução de perca de autonomia.
Mas temos que também encontrar novas formas de acolhimento institucional para os idosos que não puderem permanecer nas suas residências.
Mais, melhores e inovadoras respostas sociais teremos que ser capazes de encontrar de forma a garantir melhor qualidade de vida aos "nossos" idosos.
E isto é tarefa colectiva que implica uma maior participação cívica nas Instituições de apoio social.
Estas têm que ser, estar e permanecer integradas, em plenitude, na comunidade concelhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário