sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR

Intitulámos esta mensagem com Desenvolvimento e Bem Estar o que até poderão ser sinónimos. É que só há desenvolvimento se tal trouxer bem estar para os cidadãos envolvidos..
De facto Campo Maior para sobreviver enquanto comunidade tem que garantir o seu desenvolvimento (nas múltiplas componentes do mesmo: económico, financeiro, social, cultural, educação, saúde, entre outros). Só o desenvolvimento pode garantir bem estar e este é fundamental para reter os cidadãos e até ter capacidade de atracção.
Mas para que seja possível o desenvolvimento sustentável é fundamental garantir o crescimento económico. É que só criando riqueza é que se torna possível promover e garantir bem estar à populção de uma forma duradoura.
Primeiro e fundamental questão: criar riqueza. Esta pode e deve ser criada por todos quantos desejam e querem continuar a usufruir dos benefícios que o desenvolvimento garante.
Está na mão de todos e cada um de nós criar riqueza. E isto é possível de várias formas. Sobressai como primeira o empreendedorismo ou capacidade de empreender. Cabe a todos e cada um de nós empreender. Criando o seu próprio posto de trabalho crescendo e criando mais e melhor emprego.
Às empresas crescerem e desenvovlerem-se.
Aos empregados/trabalhadores desempenharem a sua missão para que a criação de riqueza seja a máxima possível dentro dos padrões éticos exigidos pela relação empresário/trabalhador.
Às Entidades envidarem os esforços necessários para atrairem recursos que se traduzam em investimento reprodutivo, criador de riqueza.
Está, muito, nas nosas, de todos e cada um de nós, envolvermo-nos e empenharmo-nos no processo de desenvolvimento do qual temos que ser autores, actores, promotores e destinatários.

Sem comentários:

Enviar um comentário