sábado, 9 de janeiro de 2010

PALÁCIO DOS CARVAJAIS

O património de Campo Maior não é muito extenso, razão pela qual deve ser preservado porque revela a história de um Povo.
O Palácio dos Carvajais é um dos poucos edifícios cuja traça e património é exemplar único em Campo Maior.
Este palácio é património particular e mantém-se sem qualquer utilização há muitos muitos anos. O que quer dizer que todo este património permanece também longe da posibilidade de apreciação de quem gosta de arte e cultura.
O Palácio de Carvajais deve também estar classificado, pelo menos, como património de interesse municipal. Se tal não acontece só pode ser por descuido das autoridades administrativas locais.
Ainda assim e para defesa e salvaguarda de todo o património que constitui o Palácio de Carvajais deverá o mesmo ser objecto de apreciação de forma a possibilitar a sua evolução para património colectivo de todo o Povo Campomaiorense.
Os serviços do Município estão concentrados no edifício dos Paços do Concelho, vulgarmente, designado por Câmara Municipal. Apesar das obras realizadas nesse edifício, o mesmo revela-se insuficiente para o normal funcionamento de uma Câmara Municipal (Presidente, Vereadores e serviços de apoio directo).
Face à não utilização do Palácio de Carvajais há já talvez duas décadas seria bom que o Município estudasse a possibilidade de aquisição deste Palácio para aí instalar a Câmara Municipal.
Esta solução permitira concentrar os serviços técnicos nos actuais Paços do Concelho e a Câmara Municipal ser instalada no Palácio dos Carvajais.
Desta forma se salvaguardaria o património de interesse municipal permitindo a fruição por todos quantos o quisessem e pudessem visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário