sábado, 30 de janeiro de 2010

SEMÁFOROS NA AV. CALOUSTE GULBENKIAN

A Avenida Calouste Gulbenkian é, a maior, em extensão, via de circulação automóvel, de campo Maior.
O seu traçado proporciona aos chamados "aceleras" atingir velocidades muito acima do limite fixado por lei.
A ultrapassagem desses limite põe em causa a segurança dos próprios "aceleras" assim como de todos os que circulam nessa Avenida.
Há uns anos atrás, talvez já mais de uma década, alguém se lembrou de "plantar" uns semáforos em alguns cruzamentos da Avenida Calouste Gubenkian.
De facto esses semáforos foram "plantados como o objectivo de reduzir a velocidade de circulação, nomeadamente, por parte daqueles que ultrapassassem o limite legal.
Acontece que os semáforos foram "plantados" do mesmo lado do respectivo cruzamento. Esta colocação origina que quando abre o vermelho as viaturas que circulam nesse sentido param, exactamente, no cruzamenmto impedindo assim a entrada e travessia da Avenida Calouste Gulbenkian.
Acontece que também o sinal vermelho só aparece no sentido de quem circula em excesso de velocidade. Este facto também origina exitações a todos quantos estão menos familiarizados com esta situação.
Para obviar a tudo isto e promover e garantir a missão dos semáforos que aí foram colocados, aqui se deixa uma sugestão.
Que os semáforos sejam colocados de ambos os lados dos cruzamentos onde estão colocados de forma a evitar a paragem de viaturas em pleno cruzamento e sempre que alguém, ultrapassando o limite de velocidade seja confrontadao com o aparecimento do sinal vermelho, este que abra em ambos os sentidos de forma a evitar exitações dos condutores.
Porquê?
Porque todos quantos temos carta de condução sabemos que muitas vezas as exitações podem originar acidentes (do tipo comummente designado por batidela).

Sem comentários:

Enviar um comentário