segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

IGREJA DA MISERICÓRDIA E ANTIGO HOSPITAL

Este conjunto arquitectónico requer, há muito, uma profunda intervenção de recuperação dado o seu avançado estado de degradação.
A Igreja encontra-se encerrada há já vários anos. Foi já objecto de recuperação do seu telhado tal como se pode confirmar a partir de alguns pontos altos da nossa Vila.
Provavelmente, o seu interior também requer intervenção de recuperação.
Talvez se justifique a elaboração de um projecto de recuperação 8se não existir já) desta peça arquitectónica de forma a possibilitar candidatura(s) a financiamentos nacionais e/ou europeus.
O património de Campo Maior merece ser recuperado e se os seus detentores não têm recursos financeiros suficientes para tal (e aind que o tivessem) há, hoje, possibilidades várias de recursos financeiros para a preservação do património de interesse municipal e nacional.
O edifíco do antigo hospital que faz parte do conjunto necessita e merece também de ser recuperado. Tal como a Igreja requererá a elaboração de projecto para que seja possível a sua apresentação e candidatura a possíveis financiamentos.
Quem sabe um dia próximo Campo Maior disporá de um projecto de intervenção paar todo o seu centro histórico à semalhança do Programa Polis.
Desta forma se tornará possível preservar e conservar o património colectivo e dinamizar o centro histórico que se encontra em acelerado processo de desertificação humana.
A ocupação adequada dos espaços de utilização colectiva pode e dever ser um bom passo para que Campo Maior, na sua parte antiga, recupere dinâmicas que se oponham a sua continuada degradação.
Assim as entidades queiram e possam. Com a necessária participação da sociedade civil.

1 comentário:

  1. É uma das expectativas que tenho neste novo Executivo. Dinâmica e acção.

    Saberão eles explorar os programas disponíveis?

    Saberão, por outro lado, criar um gabinetes de informação e incentivo a particulares que queiram, a título individual, recuperar os seus imóveis?

    Haverá pequenos sinais que poderão servir de indicador e estou a lembrar-me p.ex. dum arquitecto espanhol que conheci, e que dizia que pode não haver muito dinheiro mas a recuperção pode muito bem começar com cal e um pincel...

    ResponderEliminar