domingo, 3 de janeiro de 2010

DESENVOLVIMENTO RURAL

O desenvolvimento rural permitirá manter a paisagem, a qualidade do ambiente e a humanização dos espaços.
Para tudo isto contribuirá a salvaguarda e manutenção da fauna e da flora endógena, dos animais e das plantas específicas e adaptadas aos espaços.
Este ano de 2010 é o ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE.
A riqueza dos espaços está na ua diversidade. Por maioria de razão a preservação da biodiversidade será a garantia da sobrevivência da espécie Humana.
E a preservação da biodiversidade é tarefa colectiva.
Para além das medidas de política que promovam a salvaguarda da biodiversidade, esta só será possível se todos e cada um de nós respeitar os animais e as plantas que fazem parte do nosso ecossistema.
O Homem só sobreviverá ou se quisermos viverá com a máxima qualidade possível dentro de um ecossistema equilibrado.
Um exemplo muito simples ajuda-nos a ilustrar o que queremos demonstrar.
A caça esteve quase extinta no nosso como em outros concelhos muito por culpa do próprios caçadores. Estes quando saiam para caçar matavam todas as peças de caças que pudessem.
Quando a caça era já praticamente inexistente foram os próprios caçadores que concluiram que eram eles próprios os primeiros e principais interessados na manutenção das espécies.
E assim se pode continuar a caçar com as regras que os próprios caçadores ajudaram a elaborar e são os primeiros interessados em respeitar.
Muitos outros exemplos poderemos dar para demonstrar qu nos devemos empenhar da defesa e salvaguarda da biodiversidade.
Algumas ervas aromáticas que se encontravam, há anos atrás, com relativa facilidade são cada vez mais difíceis de alcançar.
Salvaguardemos o nosso ecossistema concelhio porque ele é importante para a nossa qualidade de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário