sábado, 2 de janeiro de 2010

POBREZA E EXCLUSÃO

2010 é o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Porque em Campo Maior temos, infelizmente, situações reais e concretas de pobreza e um ghetto de exclusão - a comunidade de etnia cigana que vive no Mártir Santo será importante que entidades e instituições dediquem parte da sua acção, em 2010, na busca de soluções sustentáveis para estes problemas.
Felizmente, Campo Maior, tem uma Instituição com 5 séculos de relevantes serviços prestados - a Santa Casa da Misericórdia - Instituição esta, particularmente, vocacionada para o combate à pobreza e à exclusão social.
Esta Instituição está dotada de recursos, capacidades, conhecimentos e competências que lhe permitem liderar com sucesso o combate à pobreza e à exclusão social associando ao Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
O Governo, pelo Despacho n.º 23757/2009, de 29 de Outubro, criou mecanismos de financiamento para acções de combate à pobreza e à e3xclusão.
Esperemos que ou a Câmara Municipal e/ou a Misericórdia tenham apresentado candidatura a este financiamento de forma a tornar possível reduzir ou acabar com a pobreza assim como para iniciar o processo que ponhe fim ao ghetto do Mártir Santo.
Espera-se que durante o ano de 2010 possa constituir-se como marco do início de um processo que ponha fim ao que de pior tem Campo Maior na área social: Pobreza e Exclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário